Maquina fotográfica TLR Gomz (Lomo) Любитель (Lubitel) 2 (1949-54)

Who's in the miror ?

Segunda versão da icónica TLR soviética produzida entre 1949 e 1954. Esta variante é a menos comum destinada ao mercado interno denunciado pelo lettering em cirílico e pela GOMZ de S.Petersburgo que mais tarde muda o nome para o agora famoso LOMO.

Excelente objectiva triplet 22 de 75mm f4.5, um obturador ZT-8 mecânico com velocidades até 1/250s e modo B. Totalmente mecânica dispensa baterias.

Encaixe para tripé. Visor de cintura grande o suficiente para permitir TTV.

Surpreendente qualidade de imagem que lhe grangeou uma legião de fâs em todo o mundo.

120,00 €

Totalmente funcional e em muito bom estado com ligeiras marcas de uso.

Exemplos

Flickr: Pesquisa 1 | Galeria 1

donna on tree stumpOn the ChairMeet the REAL Paul Octavious, Psychic OctopusWant to see Berlin.Un Combi VW Split de 1964 - Lomo Lubitel 2UntitledGo to the Deserted Train Stationgeometria praiana pluriguarda-solarSilver LakeUntitled@ home IIUntitledUntitledUntitledUntitled

Trívia

Pertence à segunda geração, nome compacto e já com encaixe para correia, e destinada a exportação denunciada pelo lettering latino em vez do nativo cirilico.
A predecessora de médio formato da igualmente icónica Lomo LC-A, muito apreciada pela sua simplicidade e capacidade de produzir imagens com qualidade profissional.
Foi após a 2 guerra mundial que a respeitada fábrica LOMO de S. Petersburgo começou a criar uma TLR chamada "Komosomolets" (jovem comunista) que foi desenhada a pensar em jovens fotógrafos amadores.
Ao estilo russo, copiaram o design :) É uma cópia da lendária alemã Voigtlander "Brilliant" de 1938...
Iniciaram a produção em 1949 e "Lubitel" que significa "amador" foi apresentada como uma versão melhorada do conceito de máquina para um jovem comuna.
Devido às suas qualidades as vendas dispararam para mais de 1 milhão em todo o mundo e foi seguida pela igualmente brilhante Lubitel 2 que vendeu 2 milhões até ao fim de produção em 1980.

Informação Técnica
País de fabrico Russia
Abertura Máxima 4.5
Abertura Miníma 22
Ano(s) Produção 1949 a 1954
Bateria(s) Não necessita bateria
Condição Bom
Diâmetro do Filtro No
Focal minima (mm) 75
Formato(s) 6x6
Lente Integrada Lomo T-22 75mm f4.5
Manual de Utilização Manual (pdf)
Fabricante GOMZ
Modelo Lubitel 2
Modos de Exposição 1/5 a 1/250 e modo B
Sistema Não aplicável (lente fixa)
Shutter ZT-8
Tipo de Filme 120
Viewfinder Muito bom.Ligeira poeira que em nada atrapalha.