Máquina fotográfica Olympus Pen EE 'Electric Eye' (1961-2)

125,00 €

Olympus PEN EE

Bonita máquina fotográfica analógica 35mm produzida pela Olympus no formato half-frame que apenas ocupa metade de um negativo de 35mm e portanto duplica o total de exposições nos respetivos rolos (24exp=48exp, 36exp=72exp).

A primeira pen foi produzida em 1959 e tornou-se uma das mais pequenas máquinas fotográficas a usar rolo de 35mm, pensava-se que era tão portátil quanto uma esferográfica, daí o nome Pen.

A versão EE (Electric Eye) manteve a sua produção até 1986 mas a partir de 1962 passaram a ter a designação Olympus Pen na parte frontal o que torna este exemplar menos comum.

Interessante objectiva D. Zuiko 28mm f3.5 com um belo coating em tons magenta.

Obturador mecânico com velocidade fixa a 1/60s e abertura automática com recurso a um fotometro de selénio que dispensa baterias.

Encaixe para tripé. Elevada qualidade de construção japonesa em metal.

Totalmente funcional e revista. Corpo em bom estado com marcas de uso exteriores sobretudo falhas na pintura. Ópticas limpas e todos os movimentos precisos e fluídos. Alguma sujidade exterior que será limpa antes da venda.

Exemplos

Flickr: Pesquisa | Grupo Pen EE

Informação Técnica
País de fabrico Japão
Condição Razoável
Visibilidade do visor Muito bom.Ligeira poeira que em nada atrapalha.
Marcas Olympus
Modelo Pen EE
Ano(s) produção 1973 a 1983
Abertura máxima 3.5
Bateria(s) Não necessita bateria
Lente integrada Olympus Zuiko 28mm f3.5
Focal minima (mm) 30
Formato(s) half frame
Tipo de filme 135 (35mm)
Foco Manual